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BICICLETA 3T RACEMAX ITALIA RIVAL XPLR 1x12 ROSSO - TAM. 54

Marca: 3TModelo:3T EXPLORO RACEMAX ITALIADisponibilidade: Imediata Referência: LS-7014
A Racemax Itália da 3T é uma gravel bike full-aero, fabricada na Itália com processo inovador de enrolamento filamentar. Seu quadro aerodinâmico oferece versatilidade com rodas 700c e 650b. Com componentes premium, é a escolha sofisticada para ciclistas.

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3T EXPLORO RACEMAX - MADE IN ITALY 

 

Racemax Itália é o que há de mais sofisticado no mercado atual. Ela é 100% fabricada na fábrica italiana da 3T em Presezzo.

Um quadro gravel full-aero pronto para rodas 700c para montagens racing e 650b Max para aproveitar as trilhas gravel ao máximo.

 

Especificações:

 

Quadro, garfo e canote:  Quadro em fibra de carbono combinado com injeção de resina RTM, garfo Fango RaceMax compacto e canote 3T Exploro com clamp Ritchey

Caixa de direção: 3T MinMax IS42/28.6 + IS 47/38

Mesa: 3T Apto Stealth Alum.

Guidão: 3T Superghiaia LTD carbon

Alavanca de câmbio e freio: Sram Rival AXS eTap

Freios: Sram Rival AXS hidráulico + disco Sram 160mm

Câmbio traseiro: Sram Rival XPLR AXS eTap 12v

Corrente: SRAM Rival

Cassete: Sram XG-1251 XPLR 10-44D

Pedivela: Sram Rival Dub AXS 

Rodas: 3T Discus 45/40 700c Carbon + hubs Carbon-TI Edition

Pneus: Pirelli Cinturato GRM TLR Classic 700x40 

Selim: Selle Italia Model X Superflow

Cor: Rosso

 

A icônica marca italiana 3T, fundada em 1961 em Turim, foi a pioneira no desenvolvimento do conceito de bike gravel aero, tendo lançado o primeiro modelo Exploro em 2016 e surpreendendo novamente o mercado com a estreia da Exploro RaceMax Itália. 

O fundador da empresa, Gerard Vroomen, reconhecido engenheiro da indústria mundial de bicicletas, continua a ultrapassar os limites do que é (ou pode ser) uma bike de gravel. Leve e rápida quanto uma bike de speed?  Ou quase tão capaz das manobras off-road de uma MTB?

E por que reunir o melhor desse dois mundos?

Esse é o conceito que a Exploro Racemax apresenta, combinando um formato de quadro de fibra de carbono radicalmente aerodinâmico que possua um espaço para os pneus de até 650x2,1.

Uma opção inigualável para os ciclistas de gravel que buscam velocidade e estabilidade. É uma bicicleta de gravel racing muito rápida e, ao mesmo tempo, uma potência no off-road, adequada para percorrer as mais desafiadoras trilhas.

E a Racemax Itália é o que há de mais sofisticado no mercado atual. Ela é 100% fabricada na fábrica italiana da 3T em Presezzo. O produto inicialmente desenvolvido in-house foi a pedivela Torno aero da marca, em 2018, a mais leve e mais rápida pedivela do mercado, vencedora de diversos prêmios internacionais. Em seguida, em 2021, entra em produção a Racemax Itália.

Como se sabe, 99% dos quadros de carbono são feitos na Ásia. Quase todos eles adotam o mesmo processo de fabricação, que envolve a colocação manual de carbono/epóxi pré-impregnado e um grande trabalho manual no acabamento. Essa técnica, porém, pode afetar a consistência do quadro desenvolvido. E a 3T começou a pensar fora da caixa para, mais uma vez, inovar.

Assim, adotou um processo de enrolamento filamentar, que melhora a consistência do material e optou por injetar fibra seca e resina para reduzir o trabalho investido no acabamento.

Como não havia no mercado nenhuma máquina que executasse esse enrolamento filamentar para quadros de bike, a 3T desenvolveu e construiu a sua própria. Sua principal característica é poder enrolar fibras a zero grau, algo essencial para obter um padrão de rigidez ideal das fibras de carbono destinadas a quadro de bicicleta. 

O processo criado se chama moldagem por transferência de resina (RTM - Resin Transfer Molding). 

No caso do material tradicionalmente adotado, as fibras já são pré-impregnadas com resinas em lâminas. Essas lâminas são então cortadas em diferentes formas e aplicadas a um núcleo. Isso gera desperdício e limita o uso do material, pois ele começa a assentar assim que você o retira do freezer. O processo de produção assistido por lâminas também cria uma superfície imperfeita, exigindo muito acabamento. Já no processo RTM, fibra e resina são separadas previamente. A resina é injetada no molde depois que a estrutura de fibra seca já foi colocada no molde e, em seguida, o ar é removido. A remoção de todo o ar evita espaços vazios e cria um acabamento muito melhor na superfície (o que implica menos mão de obra no processo). Ao separar a fibra e a resina, é possível escolher aquela que deve ser usada especificamente para cada aplicação, criando ciclos de assentamento da fibra em temperaturas mais baixas e de forma mais rápida.

Como se vê abaixo, esse processo atende a padrões de sustentabilidade, uma grande preocupação da marca:

- produzir na Itália significa seguir todas as leis e regulamentos ambientais da UE.

- ao não adotar o corte de lâminas pré-impregnadas, não há desperdício de material, pois o enrolamento aplica a fibra de forma direta e na quantidade necessária.

- fibras secas não possuem prazo de validade e não precisam ser armazenadas em freezers que consomem muita energia.

- o processo de preparação da fibra ocorre em temperaturas mais baixas e em tempo menor, reduzindo o uso de energia. 

- os moldes são estacionários e o aquecimento é integrado, o que é mais eficiente energeticamente do que as tradicionais prensas ou placas aquecidas. 

- nenhum vapor tóxico é liberado durante todo o processo. 

- grande redução de partículas lançadas no meio-ambiente, já que esse processo prescinde da lixação do quadro.

Esse método exclusivo de fabricação recebe, ao final, uma pintura artesanal elaborada pelo artista Tony Spray.

O melhor quadro de bike para gravel não estaria completo sem os melhores componentes. Por isso o quadro Racemax Itália pode ser montado com rodas de carbono 3T Discus C45/40, guidão de carbono 3T Superghiaia ou Aeroghiaia, Selle San Marco e os melhores grupos do mercado, como SRAM AXS e Campagnolo Ekar.

 

 

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