3T EXPLORO RACEMAX X HURACÁN STERRATO
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As marcas Lamborghini e 3T dispensam comentários. São sinônimos de qualidade, tecnologia e excelência no desenvolvimento de carros e bikes de alto padrão e performance. E ambas escolheram a Miami Art Basel, um evento de classe mundial, para apresentar sua nova bicicleta de gravel, a Exploro Racemax X Huracán Sterrato.
A bike foi desenvolvida em colaboração entre as duas marcas e foi inspirada no design do novo Lamborghini Huracán Sterrato, um modelo com proposta inovadora que combina os atributos de um superesportivo com elementos de um off-road. E é esse mesmo DNA versátil que distingue a Exploro Racemax, a bike da 3T projetada para oferecer o melhor desempenho dentro e fora da estrada.
Juntos, Lamborghini e 3T querem reinterpretar o conceito de performance e estilo com a edição limitada da 3T Exploro Racemax X Huracán Sterrato.
Gerard Vroomen, um dos maiores engenheiros do mercado de bikes e responsável pelo design da 3T, explica: "Juntos celebramos o Made in Italy, apresentando uma bicicleta de gravel de desempenho único, que usa materiais de alta qualidade e componentes 3T, e utiliza os mesmos grafismos e cores do novo Lamborghini Huracán Sterrato".
"Como os carros superesportivos da Lamborghini, o uso de fibra de carbono e materiais leves é predominante. O quadro Racemax é fabricado na Itália usando a própria tecnologia de fibra de carbono da 3T. O 3T Torno®, a pedivela aerodinâmica mais leve do mundo, também é feita no país, usando os mesmos materiais. Inspirado na Lamborghini, titânio e ligas e aço de grau aeroespacial também estão presentes nas peças e detalhes da bicicleta."
Mais sobre a 3T e sobre o quadro RaceMax Itália:
A icônica marca italiana 3T, fundada em 1961 em Turim, foi a pioneira no desenvolvimento do conceito de bike gravel aero, tendo lançado o primeiro modelo Exploro em 2016 e surpreendendo novamente o mercado com a estreia da Exploro RaceMax Itália.
O fundador da empresa, Gerard Vroomen, reconhecido engenheiro da indústria mundial de bicicletas, continua a ultrapassar os limites do que é (ou pode ser) uma bike de gravel. Leve e rápida quanto uma bike de speed? Ou quase tão capaz das manobras off-road de uma MTB?
E por que reunir o melhor desse dois mundos?
Esse é o conceito que a Exploro Racemax apresenta, combinando um formato de quadro de fibra de carbono radicalmente aerodinâmico que possua um espaço para os pneus de até 650x2,1.
Uma opção inigualável para os ciclistas de gravel que buscam velocidade e estabilidade. É uma bicicleta de gravel racing muito rápida e, ao mesmo tempo, uma potência no off-road, adequada para percorrer as mais desafiadoras trilhas.
E a Racemax Itália é o que há de mais sofisticado no mercado atual. Ela é 100% fabricada na fábrica italiana da 3T em Presezzo. O produto inicialmente desenvolvido in-house foi a pedivela Torno aero da marca, em 2018, a mais leve e mais rápida pedivela do mercado, vencedora de diversos prêmios internacionais. Em seguida, em 2021, entra em produção a Racemax Itália.
Como se sabe, 99% dos quadros de carbono são feitos na Ásia. Quase todos eles adotam o mesmo processo de fabricação, que envolve a colocação manual de carbono/epóxi pré-impregnado e um grande trabalho manual no acabamento. Essa técnica, porém, pode afetar a consistência do quadro desenvolvido. E a 3T começou a pensar fora da caixa para, mais uma vez, inovar.
Assim, adotou um processo de enrolamento filamentar, que melhora a consistência do material e optou por injetar fibra seca e resina para reduzir o trabalho investido no acabamento.
Como não havia no mercado nenhuma máquina que executasse esse enrolamento filamentar para quadros de bike, a 3T desenvolveu e construiu a sua própria. Sua principal característica é poder enrolar fibras a zero grau, algo essencial para obter um padrão de rigidez ideal das fibras de carbono destinadas a quadro de bicicleta.
O processo criado se chama moldagem por transferência de resina (RTM - Resin Transfer Molding).
No caso do material tradicionalmente adotado, as fibras já são pré-impregnadas com resinas em lâminas. Essas lâminas são então cortadas em diferentes formas e aplicadas a um núcleo. Isso gera desperdício e limita o uso do material, pois ele começa a assentar assim que você o retira do freezer. O processo de produção assistido por lâminas também cria uma superfície imperfeita, exigindo muito acabamento. Já no processo RTM, fibra e resina são separadas previamente. A resina é injetada no molde depois que a estrutura de fibra seca já foi colocada no molde e, em seguida, o ar é removido. A remoção de todo o ar evita espaços vazios e cria um acabamento muito melhor na superfície (o que implica menos mão de obra no processo). Ao separar a fibra e a resina, é possível escolher aquela que deve ser usada especificamente para cada aplicação, criando ciclos de assentamento da fibra em temperaturas mais baixas e de forma mais rápida.
Como se vê abaixo, esse processo atende a padrões de sustentabilidade, uma grande preocupação da marca:
- produzir na Itália significa seguir todas as leis e regulamentos ambientais da UE.
- ao não adotar o corte de lâminas pré-impregnadas, não há desperdício de material, pois o enrolamento aplica a fibra de forma direta e na quantidade necessária.
- fibras secas não possuem prazo de validade e não precisam ser armazenadas em freezers que consomem muita energia.
- o processo de preparação da fibra ocorre em temperaturas mais baixas e em tempo menor, reduzindo o uso de energia.
- os moldes são estacionários e o aquecimento é integrado, o que é mais eficiente energeticamente do que as tradicionais prensas ou placas aquecidas.
- nenhum vapor tóxico é liberado durante todo o processo.
- grande redução de partículas lançadas no meio-ambiente, já que esse processo prescinde da lixação do quadro.
Especificações Gerais:
Quadro, garfo e canote: 3T Exploro RaceMax Italia Ed. Ltd Lamborghini Huracán Sterrato. Quadro feito a mão na Itália em fibra de carbono combinado com injeção de resina RTM, garfo Fango RaceMax compacto e canote 3T Exploro com clamp Ritchey
- Caixa de direção: 3T MinMax IS42/28.6 + IS 47/38
- Mesa: 3T Apto Stealth Alum. (51:80mm - 54: 90mm - 56:100mm - 58:110mm)
- Guidão: 3T Aeroghiaia LTD carbon (51: 40cm - 5&56: 42cm - 58: 44cm)
- Transmissão: Sram Red AXS 1x12 (Alavanca de câmbio e freio, câmbio traseiro max 36D, pinças de freio flat mount, discos 160mm, cassete 10-36D, corrente)
- Pedivela: 3T Torno LTD 40D (51: 170mm - 54&56: 172.5mm - 58: 175mm)
- Rodas: 3T Discus 45 I 40 LTD w/Carbon Ti hubs Tubeless Ready
- Pneus: Pirelli Cinturato Gravel M 40mm 700c
- Selim: Fizik Antares Adaptive
- Tamanhos: 51, 54, 56 e 58cm
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