MOVIMENTO CENTRAL ENDURO CERAMIC HYBRID ABEC5 TREK BB90 - BKC-0344
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- Calcular freteMOVIMENTO CENTRAL ENDURO CERAMIC HYBRID ABEC5 TREK BB90 PARA PEDIVELAS PADRÃO SHIMANO 24mm - BKC-0344
Neste Kit Enduro Bearings contém tudo que você precisa para instalar pedivela de eixo de 24mm (padrão Shimano) em quadros com padrão de movimento central BB90 (Trek Madone).
Kit composto:
- 2 rolamentos Ceramic Hybrid MR 2437 LLB ABEC5
- 2 vedações de silicone metalizada 281820
Ferramenta indicada para o serviço (não incluída no kit):
Para instalação e remoção dos rolamentos, recomendamos a ferramenta Enduro Bearings BRT-003
Rolamento de Ceramic Hybrid
Os rolamentos de cerâmica não estão aqui de passagem. Eles já são o padrão dessa indústria. Foi assim com a fibra de carbono, em suas primeiras aparições no Tour de France. Lá atrás, o carbono competia com as bikes de alumínio, mas hoje não há mais quadros feitos desse material em competições de alta performance. O mesmo ocorre com os rolamentos de cerâmica. Os rolamentos híbridos de cerâmica da Enduro são fabricados com tolerância ABEC-5 e vedação LLB, além de possuir vedação de nylon com infusão de grafite, características essas que fazem desse rolamento um produto premium do mercado. Grandes esferas grau 5 de nitrato de silício e tratamento criogênio das pistas asseguram a longevidade e giro suave do rolamento. Seu projeto contempla rolamento de design angular, para maior durabilidade e grande velocidade.
ABEC 5 = classe 5 - Também produzido pela Enduro Bearings
Grau da Esfera
As circunferências dos rolamentos são produzidas em função de um grau específico, que define sua tolerância geométrica (ou seja, o quão redonda essa esfera é). Quanto menor o número, maior a precisão. Uma esfera com grau 20, por exemplo, representa, na escala de circunferência, que ela é 20/1,000,000? (essa relação representa o ponto de contato entre a esfera e a pista). Enduro utiliza grau 10 para o ABEC 3, o que representa grande excelência.
Graxa
A Enduro utiliza diversos tipos de graxa dependendo da aplicação do rolamento. Sua aplicação é sempre dos dois lados do componente, objetivando oferecer lubrificação máxima. Assim, nos rolamentos para roda que contêm pouca fricção e mantêm a temperatura estável da graxa, é utilizada uma graxa diferente daquela aplicada nos rolamentos do pivô do quadro, que demanda um produto mais espesso e à prova d?água.
Tipos de Vedação
As vedações desenvolvidas pela Enduro são projetadas e testadas para atingirem o máximo em rendimento, resistência e durabilidade. São adotados 5 tipos de vedação para os diferentes tipos de rolamentos produzidos. Lembrando que todas as vedações Enduro são sempre 2RS, ou seja, há sempre 2 vedações de borracha em cada rolamento (2 Rubber Seals), independentemente de sua estrutura.
Vedação LLB: O tipo de vedação mais comumente usado pela Enduro. Aqui há duas vedações de borracha, uma em cada lado do rolamento. Mas toma-se um passo além da vedação 2RS, desenvolvendo uma cavidade na pista interna na qual a vedação gira com maior eficiência e menor resistência à rolagem. O atrito suave proporciona maior giro do rolamento, por isso é um tipo de vedação indicado para cubos. O lábio exterior mantém água e outros tipos de contaminantes para fora, enquanto o lábio interior retém mais graxa, o que gera um funcionamento mais suave e manutenções mais espaçadas.
Vedação LLU: Há duas vedações de borracha, uma em cada lado do rolamento. Ocorre contato completo da vedação com atrito médio/alto, e as vedações seguem emparelhadas dentro do rolamento formando um modelo tipo labirinto. Esse modelo de vedação possui maior pressão, sendo indicada para pivôs e caixas de direção, componentes que estão geralmente em contato com sujeira, suor e poeira. Em decorrência desse aumento da pressão de vedação, o modelo LLU retém até 90% da graxa aplicada, afastando umidade e lubrificando continuamente as esferas e pistas. É o rolamento Enduro mais eficiente para manter água e contaminantes afastados do rolamento.
Vedação VV: Projetada com a intenção de obter o giro mais rápido possível, essa configuração com dois lábios não possui nenhum tipo de contato. A quantidade de graxa aplicada é grande e ela migra para a parte inferior da cavidade, formando uma barreira que impede a entrada de sujeira e outros elementos contaminantes, ao mesmo tempo em que permite a melhor rolagem com a menor resistência de todos os rolamentos da marca.
Vedação SRS: Presente em muitos rolamentos ABEC 5, essa vedação possui um anel elástico por cima do selo e face angulada em 90º. Esse anel pode ser removido com um pequeno instrumento pontiagudo, o que propicia uma manutenção rápida e simples, podendo ser removidos sem riscos de danos mesmo quando estiver sendo efetuada a lubrificação. Sua rolagem e velocidade são baixas, mas possuem efetiva barreira de proteção contra sujeira e água.
C-3 Clearance
Folga interna do rolamento, que pode ser considerada na direção radial ou axial. Os rolamentos são fabricados com uma folga interna entre esfera e pista. Esse espaço interno mínimo é necessário para permitir a expansão térmica do rolamento e leves desalinhamentos entre o anel interno e externo, produzindo efeitos em fatores como vibração e ruído. Para rolamentos de esfera, o padrão é o C-3. Existem outras classificações (C2, normal, C4, C5), todavia, oferecidas de acordo com a aplicação do rolamento, e a escolha certa desse padrão é fundamental para sua vida útil.