ROLAMENTO ENDURO ZERO CERAMIC C0 MR 23327 LLB (23x32x7) - SRAM XO
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- Calcular freteROLAMENTO ENDURO ZERO CERAMIC - C0 MR 23327 LLB - 23x32x7 - SRAM XO
Especificação:
Diâmetro interno: 23mm
Diâmetro externo: 32mm
Largura: 7mm
Capacidade Estática: 321 lbs
Peso: 16,1 g
A marca Enduro Bearings, fabricante de rolamentos para diversos segmentos, inclusive bicicletas, é um dos nomes mais fortes e tradicionais dessa indústria. Seus rolamentos são desenhados especificamente para atender às demandas do ciclismo e podem ser encontrados nos mais diversos componentes, como roda, movimento central, pivô da suspensão, caixa de direção, balança traseira, etc. Cada rolamento foi projetado para oferecer performance superior e valorizar cada aplicação, garantindo a eficiência e longevidade da peça.
Rolamento de cerâmica ZERØ
Testado em diversas provas mundiais, os rolamentos de cerâmica ZERØ tornaram-se um importante item para ter nos componentes da bike no dia da competição. Grandes esferas de grau 3 rodam em pistas com acabamento espelhado, isso depois de terem recebido tratamentos de magnetita e criogênio, que asseguram resistência e longevidade do rolamento. A alta qualidade da usinagem faz com que esses rolamentos rodem de forma suave, sejam leves e duráveis. Com menor resistência à rolagem do que qualquer rolamento 2RS, eles chegam muito perto ao ideal de zero resistência. A Enduro usa vedação de silicone, e não de borracha, o que deixa o rolamento mais escorregadio e isso, consequentemente, contribui para um giro melhor e mais rápido. Os resultados transparecem nas competições de ponta. Indicado para bikes de ciclismo, já que sua perfomance com baixa fricção muito se deve ao uso mínimo de vedação. Se você quer velocidade pura e simples, o rolamento de cerâmica ZERØ da Enduro é a escolha certa para você!
ABEC Rating:
ABEC é o padrão de tolerância dos rolamentos. Vários testes são efetuados para se determinar esse número, por exemplo, o teste de tolerância circular das pistas de rolamento interna e externa, o ajuste do ângulo da canaleta, a profundidade do sulco da esfera, o acabamento da superfície das pistas, a precisão na rotação radial e axial, a quantidade e o tipo de graxa aplicada, bem como o desenho e a estrutura das vedações usadas.
Há 5 classes ABEC, partindo dos que possuem menor tolerância para maior:
ABEC 1 = normalmente utilizada pela indústria que possui o menor custo e menor tolerância e precisão
ABEC 3 = classe 6 - padrão mínimo utilizado pela Enduro Bearings
ABEC 5 = classe 5 - Também produzido pela Enduro Bearings
ABEC 7 = classe 4
ABEC 9 = classe 2
Grau da Esfera:
As circunferências dos rolamentos são produzidas em função de um grau específico, que define sua tolerância geométrica (ou seja, o quão redonda essa esfera é). Quanto menor o número, maior a precisão. Uma esfera com grau 20, por exemplo, representa, na escala de circunferência, que ela é 20/1,000,000" (essa relação representa o ponto de contato entre a esfera e a pista). Enduro utiliza grau 10 para o ABEC 3, o que representa grande excelência.
Graxa:
O uso da graxa depende do tipo de rolamento. Aplicação é sempre dos dois lados, garantindo a lubrificação máxima. Assim, nos rolamentos para roda que contêm pouca fricção e mantêm a temperatura estável da graxa, é utilizada uma graxa diferente daquela aplicada nos rolamentos do pivô do quadro, que demanda um produto mais espesso e à prova d?água.
Tipos de Vedação: As vedações da Enduro são projetadas para atingirem o máximo em rendimento, resistência e durabilidade. São sempre 2RS, ou seja, há 2 vedações de borracha em cada rolamento (2 Rubber Seals), independentemente de sua estrutura.
- Vedação LLB: O tipo de vedação mais usado pela Enduro. São duas vedações de borracha, uma em cada lado do rolamento. Mas toma-se um passo além da vedação 2RS, desenvolvendo uma cavidade na pista interna na qual a vedação gira com maior eficiência e menor resistência à rolagem. O atrito suave proporciona maior giro, por isso é o tipo de vedação ideal para cubos. O lábio exterior mantém água e outros contaminantes para fora, e o lábio interior retém a graxa, gerando funcionamento mais suave e manutenções mais espaçadas.
- Vedação LLU: Há duas vedações de borracha, uma de cada lado. Há contato completo da vedação com atrito médio/alto, e as vedações seguem emparelhadas dentro do rolamento formando um modelo labirinto, que possui maior pressão. Indicadas para pivôs e caixas de direção. Por conta do aumento da pressão, o modelo LLU retém até 90% da graxa, afastando umidade e lubrificando continuamente as esferas e pistas. É o rolamento Enduro ideal para manter água e contaminantes afastados do rolamento.
- Vedação VV: Projetada para obter o giro mais rápido possível, a configuração com dois lábios não possui nenhum tipo de contato. A quantidade de graxa aplicada é grande e ela migra para a parte inferior da cavidade, formando uma barreira que impede a entrada de sujeira e outros contaminantes, e permite a melhor rolagem com a menor resistência de todos os rolamentos da marca.
- Vedação SRS: possui um anel elástico por cima do selo e face angulada em 90º, que pode ser removido com um instrumento pontiagudo, facilitando a manutenção e assegurando uma remoção sem danos, mesmo quando estiver sendo efetuada a lubrificação. Sua rolagem e velocidade são baixas, mas possuem efetiva barreira de proteção contra sujeira e água.
Clearance:
Folga interna do rolamento (direção radial ou axial). Os rolamentos são fabricados com uma folga interna entre esfera e pista. Esse espaço interno mínimo é necessário para permitir a expansão térmica do rolamento e leves desalinhamentos entre o anel interno e externo. Para rolamentos de esfera, o padrão é o C-3. Há outras classificações (C2, normal, C4, C5) que dependem da aplicação do rolamento, e a escolha certa desse padrão é fundamental para sua vida útil.