MOVIMENTO CENTRAL ENDURO XD-15 T47 ROSCA INTERNA BB386 x 30mm BLACK - BKC-0791
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Este movimento central Enduro Bearings foi desenvolvido para instalar pedivela de eixo de 30mm BB386 em quadros com padrão de movimento central T47 com rosca interna.
Kit composto:
- 2 copos selados contendo rolamentos XD-15
- 1 tubo de conexão e proteção contra cabos para conectar os dois copos selados
- 02 vedações metalizadas 3042
- 4 espaçadores de nylon de 0,5mm
- 1 espaçador de alumínio de 30x2.5mm
- 1 espaçador de alumínio de 30x1mm
- 1 espaçador ondulado (Wave 30/0,4mm)
Origem: produzido na fábrica da Enduro Bearings na Califórnia-EUA
Ferramenta indicada para o serviço (não incluída no kit):
Para instalação e remoção dos movimentos centrais XD-15 T47, recomendamos a ferramenta Enduro Bearings BBT-010 ou BBT-025.
Rolamento XD-15
A marca Enduro Bearings é um dos nomes mais fortes e tradicionais da indústria de rolamentos para bicicleta. Desenvolveu um produto inovador, o XD-15, no qual é usado aço nitrogenado, que oferece maior resistência à corrosão e garante uma estrutura sólida, fazendo dele o rolamento de maior durabilidade do mercado. A Enduro também repensou o design do contato angular, para que o XD-15 consiga distribuir o peso de forma homogênea por uma área mais abrangente. Esses fatores combinados à precisão da usinagem da peça, deu origem a um produto de alta qualidade que roda com o mínimo de resistência. Os rolamentos de cerâmica XD-15 conseguem manter sua eficácia por um longo período e podem ser usados em rodas, movimentos centrais e transmissões.
ABEC 5 = classe 5 - Também produzido pela Enduro Bearings
Grau da Esfera
As circunferências dos rolamentos são produzidas em função de um grau específico, que define sua tolerância geométrica (ou seja, o quão redonda essa esfera é). Quanto menor o número, maior a precisão. Uma esfera com grau 20, por exemplo, representa, na escala de circunferência, que ela é 20/1,000,000 (essa relação representa o ponto de contato entre a esfera e a pista). Enduro utiliza grau 03 para o XD-15, o que representa grande excelência.
Graxa
A Enduro utiliza diversos tipos de graxa dependendo da aplicação do rolamento. Sua aplicação é sempre dos dois lados do componente, objetivando oferecer lubrificação máxima. Assim, nos rolamentos para roda que contêm pouca fricção e mantêm a temperatura estável da graxa, é utilizada uma graxa diferente daquela aplicada nos rolamentos do pivô do quadro, que demanda um produto mais espesso e à prova d?água.
Tipos de Vedação
As vedações desenvolvidas pela Enduro são projetadas e testadas para atingirem o máximo em rendimento, resistência e durabilidade. São adotados 5 tipos de vedação para os diferentes tipos de rolamentos produzidos. Lembrando que todas as vedações Enduro são sempre 2RS, ou seja, há sempre 2 vedações de borracha em cada rolamento (2 Rubber Seals), independentemente de sua estrutura.
Vedação LLB: O tipo de vedação mais comumente usado pela Enduro. Aqui há duas vedações de borracha, uma em cada lado do rolamento. Mas toma-se um passo além da vedação 2RS, desenvolvendo uma cavidade na pista interna na qual a vedação gira com maior eficiência e menor resistência à rolagem. O atrito suave proporciona maior giro do rolamento, por isso é um tipo de vedação indicado para cubos. O lábio exterior mantém água e outros tipos de contaminantes para fora, enquanto o lábio interior retém mais graxa, o que gera um funcionamento mais suave e manutenções mais espaçadas.
Vedação LLU: Há duas vedações de borracha, uma em cada lado do rolamento. Ocorre contato completo da vedação com atrito médio/alto, e as vedações seguem emparelhadas dentro do rolamento formando um modelo tipo labirinto. Esse modelo de vedação possui maior pressão, sendo indicada para pivôs e caixas de direção, componentes que estão geralmente em contato com sujeira, suor e poeira. Em decorrência desse aumento da pressão de vedação, o modelo LLU retém até 90% da graxa aplicada, afastando umidade e lubrificando continuamente as esferas e pistas. É o rolamento Enduro mais eficiente para manter água e contaminantes afastados do rolamento.
Vedação VV: Projetada com a intenção de obter o giro mais rápido possível, essa configuração com dois lábios não possui nenhum tipo de contato. A quantidade de graxa aplicada é grande e ela migra para a parte inferior da cavidade, formando uma barreira que impede a entrada de sujeira e outros elementos contaminantes, ao mesmo tempo em que permite a melhor rolagem com a menor resistência de todos os rolamentos da marca.
Vedação SRS: Presente em muitos rolamentos ABEC 5, essa vedação possui um anel elástico por cima do selo e face angulada em 90º. Esse anel pode ser removido com um pequeno instrumento pontiagudo, o que propicia uma manutenção rápida e simples, podendo ser removidos sem riscos de danos mesmo quando estiver sendo efetuada a lubrificação. Sua rolagem e velocidade são baixas, mas possuem efetiva barreira de proteção contra sujeira e água.
C-3 Clearance
Folga interna do rolamento, que pode ser considerada na direção radial ou axial. Os rolamentos são fabricados com uma folga interna entre esfera e pista. Esse espaço interno mínimo é necessário para permitir a expansão térmica do rolamento e leves desalinhamentos entre o anel interno e externo, produzindo efeitos em fatores como vibração e ruído. Para rolamentos de esfera, o padrão é o C-3. Existem outras classificações (C2, CN, C4, C5), todavia, oferecidas de acordo com a aplicação do rolamento, e a escolha certa desse padrão é fundamental para sua vida útil.