Garantia

POLÍTICA DE GARANTIA

 

GARANTIA GERAL

Os produtos vendidos pela SPOKES possuem garantia assegurada pelos fabricantes nacionais, distribuidores e importadores, havendo prazos diferentes entre uma empresa e outra. Abaixo elencamos as garantias específicas de algumas marcas. Para os demais produtos, deve ser seguido o estabelecido pelo Código de Defesa do Consumidor, que prevê garantia de 90 dias contados a partir da data de emissão da nota fiscal ao consumidor.

A garantia é válida contra defeitos de material e de fabricação.

A garantia se aplica, em todos os casos e para todas as marcas, apenas ao proprietário original e é intransferível.

Em casos de troca, devolução ou conserto será exigida a nota fiscal emitida pelo lojista para a conclusão dos procedimentos devidos.

A garantia de 90 dias (garantia legal geral) não é aplicada diante das seguintes situações:

- desgaste natural das peças, acessórios, componentes e vestuário

- mau uso, esforços indevidos ou uso diferente daquele proposto pela empresa para cada produto

- limpeza, montagem ou manutenção inadequadas

- uso de peças, partes e componentes incompatíveis com o produto adquirido

- danos causados por acidentes e quedas

- oxidação ou corrosão relacionada a manutenções e reparos inadequados

- defeitos ou danos decorrentes de intervenção no produto realizada por pessoa não autorizada ou sem conhecimento técnico para fazê-lo

- produtos que sofreram manutenção ou reparo indevido

- produtos que tenham tido o número de série removido, adulterado ou tornado ilegível

- defeitos e danos causados por agentes naturais, como enchente, maresia, descarga elétrica e outros

- defeitos e danos causados pelo uso de software e/ou hardware não compatíveis com as especificações dos produtos

 - desempenho insatisfatório do produto devido a instalação em local inadequado ou rede elétrica inapropriada

 - manutenção e montagem em desacordo com as instruções técnicas oficiais

Em caso de solicitação de garantia, entre em contato pelo telefone 11-2774-3022, ou ainda pelo email: [email protected] para que façamos a avaliação do problema ocorrido e para que possamos atendê-lo da forma mais eficiente possível.

As substituições ou reparos feitos em decorrência da garantia não acarretam a prorrogação do prazo de validade.

  

GARANTIAS CONTRATUAIS ESPECÍFICAS

A Spokes respeita as garantias contratuais estabelecidas por alguns fabricantes e marcas, como os descritos abaixo. Todas as garantias abaixo são complementares à garantia legal, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor. Em caso de dúvidas relativas a outras marcas, por favor, entre em contato através de algum de nossos canais de atendimento.

1 - 3T

Os produtos da 3T possuem garantia contra defeitos de material e de fabricação pelo prazo de 1 (ano) e 9 (meses).

NOTA: Os componentes da marca 3T são indicados para ciclistas que pesem menos de 110kg.

2 -  Bkool

Os rolos de treino Bkool possuem garantia contra defeito de material ou de fabricação pelo prazo de 9 (nove) meses.

3 - ROTOR 

Os produtos ROTOR possuem garantia contra defeitos de material ou de fabricação nos termos abaixo:

 - pedivela e medidor de potência: 9 (nove) meses

 - demais componentes, como coroa, movimento central e acessórios: 3 (três) meses

 

OBSERVAÇÃO QUANTO AOS COMPONENTES DE BICICLETA:

Todos os componentes de bicicleta possuem uma vida útil que resulta de uma combinação de fatores como instalação correta, manutenção, cuidados com o produto, impactos imprevistos, peso do ciclista, além da natural fadiga do material. Por isso, todas as partes e componentes de uma bicicleta devem regularmente passar por revisão e manutenção em uma mecânica especializada, devendo o serviço ser realizado por profissionais capacitados para identificar deformação, corrosão, rachaduras, danos e sinais de fadiga. Manutenção e montagens inadequadas não são cobertas pela garantia.

 

4 -  Boardman

Todos os garfos e quadros da marca Boardman possuem garantia contra defeitos de material ou de fabricação, nos seguintes termos:

 - para os quadros e garfos em alumínio da marca o prazo é de 1 (ano) e 9 (nove) meses.

 - para os quadros e garfos em carbono da marca o prazo é de 2 (dois) anos e 9 (nove) meses.

5 -  Ceepo

Todos os garfos e quadros da marca Ceepo possuem garantia contra defeitos de material ou de fabricação pelo prazo de 1 (ano) e 9 (nove) meses.

 6 -  Kestrel

Todos os garfos e quadros da marca Kestrel possuem garantia contra defeitos de material ou de fabricação, contados a partir da data da emissão da nota fiscal de compra.

O prazo de garantia para os quadros e garfos rígidos da marca é de 4 (quatro) anos e 9 (nove) meses. O quadro de suspensão completo também possui garantia de  4 (quatro) anos e 9 (nove) meses. Já o garfo de suspensão da Kestrel possui garantia de 9 (meses).

7 -  Linus Bikes

Todos os garfos e quadros da marca Linus possuem garantia contra defeitos de material ou de fabricação pelo prazo de 1 (um) ano e 9 (nove) meses.

8 -  SwiftCarbon

Todos os garfos e quadros da SwiftCarbon possuem garantia contra defeitos de material ou de fabricação pelo prazo de 4 (quatro) anos e 9 (nove) meses.

9 – Pure Cycles

Todos os quadros e garfos da marca Pure Cycles, que engloba as linhas Pure Fix e Pure City, possuem garantia contra defeitos de material ou de fabricação pelo prazo de 1 (um) ano e 9 (nove) meses.

10 – Eddy Merckx

Todos os garfos e quadros da marca Eddy Merckx possuem garantia contra defeitos de material ou de fabricação pelo prazo de 1 (um) ano e 9 (nove) meses.

 

OBSERVAÇÃO APLICADA AOS QUADROS E GARFOS DE BICICLETA:

Destaca-se que cada conjunto de quadro e garfo possui um ciclo de vida útil que depende de sua manutenção e cuidados adequados, bem como do tipo de uso e da sua periodicidade.

Assim, os quadros e garfos das bicicletas devem respeitar o uso definido pelo fabricante, sua orientação de manutenção, e peso total suportado. Sua utilização em eventos de competição, em acrobacias, uso em rampas ou saltos, pedalada em terreno agressivo, clima adverso ou com carga excessiva, e quaisquer outras situações de uso extraordinário podem reduzir drasticamente o ciclo de vida útil do quadro e garfo, e qualquer uma dessas utilizações ou quaisquer de suas combinações podem resultar em falhas imprevistas, que não são cobertas pela garantia.

Todas as garantias acima limitam-se ao primeiro proprietário, cuja situação será comprovada com a nota fiscal de compra. As substituições ou reparos feitos como cobertura de garantia não acarretam a prorrogação do prazo de vigência da mesma.

A garantia contratual não é aplicada diante das seguintes situações:

- desgaste natural das peças, acessórios, componentes e vestuário

- mau uso, esforços indevidos ou uso diferente daquele proposto pela empresa para cada produto

- limpeza, montagem ou manutenção inadequadas

- uso de peças, partes e componentes incompatíveis com o produto adquirido

- danos causados por acidentes e quedas

- oxidação ou corrosão relacionada a manutenções e reparos inadequados

- defeitos ou danos decorrentes de intervenção no produto realizada por pessoa não autorizada ou sem conhecimento técnico para fazê-lo

- produtos que sofreram manutenção ou reparo indevido

- produtos que tenham tido o número de série removido, adulterado ou tornado ilegível

- defeitos e danos causados por agentes naturais, como enchente, maresia, descarga elétrica e outros

- defeitos e danos causados pelo uso de software e/ou hardware não compatíveis com as especificações dos produtos

 - desempenho insatisfatório do produto devido a instalação em local inadequado ou rede elétrica inapropriada

 - manutenção e montagem em desacordo com as instruções técnicas oficiais

 

Procedimento:

A reclamação da garantia deve ser feita diretamente para a SPOKES BIKE SHOP, devendo ser apresentado o documento que comprove a aquisição do bem pelo primeiro proprietário. A data da compra, dados do comprador e do bem adquirido,  modelo do quadro e número de série (se for o caso) devem constar dos documentos apresentados ou serem comprovados por quaisquer outros meios legalmente admitidos.

Feita a reclamação, o revendedor SPOKES BIKE SHOP entra em contato com o distribuidor oficial da marca no Brasil, entregando a este último o produto para a elaboração de um laudo técnico, documento que identificará o dano e também quais as medidas a serem tomadas para atendimento da garantia.

Concluído o laudo pelo defeito de fabricação ou do material utilizado e comprovado se tratar de aplicação da garantia, a peça danificada será substituída ou recuperada pela empresa responsável pela fabricação ou distribuição da marca no Brasil, dentro do prazo de 30 dias a contar da emissão do Laudo Técnico que constatou o defeito, nos termos estabelecidos pelo Código de Defesa do Consumidor. Caso haja a impossibilidade de conserto, o distribuidor oferecerá ao cliente outro produto idêntico ou semelhante de mesmo valor.

 

Nos casos acima, a garantia não cobre:

 - despesas com transporte e remoção para conserto.

 - despesas com limpeza, regulagem, reapertos, alinhamento de quadro e garfo e centragem de rodas, despesas de responsabilidade do proprietário do produto.

 - itens sujeitos a desgaste natural, como pneus, câmaras de ar, sapatas de freio e movimento central. Partes que tenham sofrido desgaste por atrito ou fadiga também não estão cobertas pela garantia.

 - defeitos provocados pela transformação, modificação ou alteração das partes e componentes originais, ou uso fora das indicações fornecidas pelo fabricante.

 - defeitos provocados por atritos durante o uso, como riscos e amassados, ou causados por acidentes.

 - uso inapropriado da bicicleta com relação ao peso suportado, ou sua utilização em manobras complexas, que incluem: saltar, rodopiar, empinar, ou atividades similares para as quais ela não foi desenhada

 

GARANTIA DOS SERVIÇOS EXECUTADOS NA OFICINA SPOKES SERVICE

Todo o serviço executado pela Spokes Service possui garantia de 30 dias, a contar da data da entrega da bicicleta, peça ou componente que tenha passado pela manutenção em nosso estabelecimento.